segunda-feira, 28 de janeiro de 2008

"O último rei da Escócia"...

Neste final de semana assisti um ótimo filme... "O último rei da Escócia"(The last king of Scotland, 2006). O filme conta um pouco da história de Idi Amin, o ditador que governou Uganda entre 1971 e 1979. Apesar das cenas fortes de violência explícita, o filme é baseado em fatos reais e mostra bem o que um ditador populista pode fazer para se perpetuar no poder.

É interessante ver os discursos de Amin sempre apelando para suas origens humildes e propondo melhorias para os menos favorecidos. Na realidade ele e seus "amigos" viviam no luxo e fartura enquanto a população de seu país vivia faminta, doente, e sem perspectiva de mudanças. Seus opositores "sumiam" um a um, juntamente com seus ideais de mudança.

Não muito diferente desta realidade de Uganda, temos atualmente na América Latina o surgimento de líderes populistas como Hugo Chaves, Morales, e de nosso próprio presidente Lula. O mesmo discurso das origens humildes, da melhoria aos menos favorecidos, e da vida luxuosa dos "amigos" (Palocci, José Dirceu, Marcos Valério, Renan... e tantos outros).

A última de Hugo Chaves foi a proposta de criação de um exército único na América Latina. Que mais este louco quer? O Morales tomou a Petrobrás do Brasil, o que o Lula fez sobre isso? Será que todos "trabalham" unidos?

Que isso sirva de alerta para refletirmos sobre nossas lideranças atuais.

Não quero assistir novamente este filme numa versão latina.


Nenhum comentário: