Neste final de semana assisti um ótimo filme... "O último rei da Escócia"(The last king of Scotland, 2006). O filme conta um pouco da história de Idi Amin, o ditador que governou Uganda entre 1971 e 1979. Apesar das cenas fortes de violência explícita, o filme é baseado em fatos reais e mostra bem o que um ditador populista pode fazer para se perpetuar no poder.
É interessante ver os discursos de Amin sempre apelando para suas origens humildes e propondo melhorias para os menos favorecidos. Na realidade ele e seus "amigos" viviam no luxo e fartura enquanto a população de seu país vivia faminta, doente, e sem perspectiva de mudanças. Seus opositores "sumiam" um a um, juntamente com seus ideais de mudança.
Não muito diferente desta realidade de Uganda, temos atualmente na América Latina o surgimento de líderes populistas como Hugo Chaves, Morales, e de nosso próprio presidente Lula. O mesmo discurso das origens humildes, da melhoria aos menos favorecidos, e da vida luxuosa dos "amigos" (Palocci, José Dirceu, Marcos Valério, Renan... e tantos outros).
A última de Hugo Chaves foi a proposta de criação de um exército único na América Latina. Que mais este louco quer? O Morales tomou a Petrobrás do Brasil, o que o Lula fez sobre isso? Será que todos "trabalham" unidos?
Que isso sirva de alerta para refletirmos sobre nossas lideranças atuais.
Não quero assistir novamente este filme numa versão latina.
segunda-feira, 28 de janeiro de 2008
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário